UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA - UFSB
CENTRO DE TECNO-CIÊNCIAS E INOVAÇÕES - CFCTI
CAMPUS JORGE AMADO - CJA
COMPONENTE CURRICULAR: UNIVERSIDADE E
DESENVOLVIENTO REGIONAL
PROFESSOR: NARCÍSIO CABRAL DE ARAÚJO
Primeira Avaliação Teórica
Aluno: JOELMA SILVA SANTANA_: Data de entrega 15/12/2018
1) Qual a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento? Resposta:
Crescimento Econômico é o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja uma elevação da produção da região estudada. O PIB é calculado através da soma de todos os produtos e serviços finais de uma região para um determinado período. Já o conceito de Desenvolvimento Econômico está relacionado a melhoria do bem estar da população. O que é desenvolvimento?
Desenvolvimento Econômico
Historicamente, o conceito vem sendo construído com base em três visões paradigmáticas: desenvolvimento como crescimento econômico, desenvolvimento como satisfação das necessidades básicas e desenvolvimento como elemento de sustentabilidade socioambiental .
Significado da palavra desenvolvimento: “o ato ou o efeito de desenvolver; Fazer crescer; Fazer progredir; Estar em uma velocidade”.
Se mede o desenvolvimento através de indicadores de educação, saúde, renda, pobreza, etc. Atualmente o Índice de Desenvolvimento Humano - IDH é o critério mais utilizado para comparar o desenvolvimento de diferentes economias. O IDH varia entre 0 e 1, Alguns países do Norte da Europa como a Noruega e a Suécia possuem IDH próximos a 0,95 (quase o paraíso!), enquanto que muitos países africanos possuem IDH inferior a 0,6.
2) O que é o Produto Interno Bruto (PIB) e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de um país, estado ou município? Resposta: O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de quantificar a atividade econômica de uma região. O produto interno (PIB) representa a soma em valores de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre ano etc). Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviço finais, excluindo da conta todos os bens e consumo de intermediário. Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparece contado duas vezes na soma do PIB. Quando se procura comparar ou analisar o comportamento do PIB de um País ao longo do tempo, é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real. O primeiro diz respeito ao valor do PIB calculado a preços correntes, ou seja,no ano em que o produto foi produzido e comercializado. Já o segundo é calculado a preços constantes, em que é escolhido um ano base para o calculo do PIB, eliminando assim o efeito da inflação. 3) Comente a importância das três dimensões (educação, saúde e renda) consideradas no cálculo do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) RESPOSTA: D
Desenvolvimento humano é o processo de ampliação das liberdades das pessoas, com relação às suas capacidades e as oportunidades a seu dispor, para que elas possam escolher a vida que desejam ter. A educação de um país trás novas perspectivas de vida para quem consegue uma graduação, ou um aperfeiçoamento técnico na quilo que os indivíduos já sabem fazer, quando o governo investe em novos conhecimentos tecnológico, aumenta-se as chances dos indivíduos produzirem muito mais, e também serem mais valorizados o seu trabalho, gerando assim maior salário. Assim também é o investimento feito na saúde, gera qualidade de vida, e também mais emprego para os profissionais da saúde, trazendo assim o desenvolvimento humano. A qualificação profissional e educacional gera mais renda para o estado, em parceria com a saúde, pois os indivíduos estando saudáveis produzem muito mais, trazendo renda para o desenvolvimento humano.
O desenvolvimento humano deve ser centrado nas pessoas e na ampliação do seu bem-estar, entendido não como o acúmulo de riqueza e o aumento da renda, mas como a ampliação do escopo das escolhas e da capacidade e da liberdade de escolher. Nesta abordagem, a renda e a riqueza não são fins em si mesmas, mas meios para que as pessoas possam viver a vida que desejam.4) É sabido que para promover o desenvolvimento de um país ou de uma região
tem que ser levada em consideração as dimensões econômicas, sociais,
políticas e ambientais do desenvolvimento. Comente a importância destas três
dimensões para na promoção do desenvolvimento. RESPOSTA: A política é o braço da embarcação que rema á economia parara investir em todos setores sociais. O meio ambiente é de onde se retira a matéria prima para á produção sustentável dos produtos que se consumem. A política ambiental tem um papel fundamental no saneamento básico e em toda economia do estado, pois o meio ambiente é quem produz todo o sustento social de um povo. Sendo assim deve-se investir em políticas publicas de proteção e tratamento do meio ambiente, evitando o máximo á poluição e a contaminação das reservas ambientais; sempre que for preciso desmatar para fazer um plantio de cereais ou horte frutes, deve-se levar em conta que é preciso se plantar novas arvores para proteção do meio ambiente, evitando também a poluição com as construções industriais poluidoras com seus gases tóxicos. As industrias trás o crescimento econômico ao país e desenvolvimento social, mas deve ser feito com critérios de proteção ao meio ambiente, porque pode desenvolver de um lado, mas se destruir do outros, com prejuízos sem precedentes.
O crescimento econômico de uma sociedade não se traduz automaticamente em qualidade de vida e, muitas vezes, o que se observa é o reforço das desigualdades. É preciso que este crescimento seja transformado em conquistas concretas para as pessoas: crianças mais saudáveis, educação universal e de qualidade, ampliação da participação política dos cidadãos, preservação ambiental, equilíbrio da renda e das oportunidades entre todas as pessoas, maior liberdade de expressão, entre outras. 5) Comente a importância da tríade ensino, pesquisa e extensão para o DESENVOLVIMENTO LOCAL.: RESPOSTA: Acredito que os projetos de ensino e pesquisa e extenção trás uma nova visão da problemática regional, buscando assim soluções por meio de estudos das partes interessadas como: gestão publica e universidade, como tem sido o caso da reavitalização do rio cachoeira, isso demanda pesquisas, que colocada em pratica trará grandes desenvolvimento para nossa região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário