(CC) DOCENTE: NARCISIO; RESUMO DO PRE-PRPJETO
- UFSB: UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA COMPONENTE: UNIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL E NACIONAL (CC) DOCENTE: NARCISIO DISCENTES: (GRUPO 03) JOELMA SILVA SANTANA, ALYSSON LOPES, MATHEUS SANTANA, REGIANE SILVA. APRESENTAÇÃO 03/12/ 2018 (RESUMO DO PRÉ-PROJETO) TEMA: UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA REGIÃO SUL DA BAHIA E SUAS IMPORTÂNCIA PARAS O DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL. - O BRASIL SE DESTACA COMO UM PAÍS MEGA DIVERSO COM GRANDES BIOMAS E UMA EXPRESSIVA DIVERSIDADE DE FORMAÇÕES FLORESTAIS COMPLEXIDADE DE ECOSSISTEMAS. NÃO OBSTANTE, AINDA APRESENTA GRANDE RIQUEZA DE ESPÉCIES E ENDEMISMO. SOMANDO A ESTA QUESTÃO, AS DIFERENTES PAISAGENS GEOGRÁFICAS E RECURSOS HÍDRICOS DE GRANDES IMPORTÂNCIA NACIONAL E MUNDIAL. A MATA OMBÓFILA, FORMAÇÃO FLORESTAL QUE COMPÕE A MATA ATLÂNTICA E QUE SE ESTENDE AO LONGO DO SUL DA BAHIA, APRESENTA GRANDE RIQUEZA DE ESPÉCIES, CONSIDERANDO A FAUNA E A FLORA, COM MUITO ENDEMISMO RESTRITO ( ESPÉCIES, CUJA DISTRIBUIÇÃO É RESTRITA A UM DETERMINADO ECOSSISTEMA, REGIÃO OU LOCAL RESTRITO). ATÉ O FINAL DA DÉCADA DE 80, O SUL DA BAHIA APRESENTAVA UMA ECONOMIA BASEADA NA MONOCULTURA DO CACAU. NESTA REGIÃO AINDA SÃO ENCONTRADAS FRAGMENTOS BEM CONSERVADOS DA MATA ATLÂNTICA, POIS O CULTIVO DE CACAU NECESSITAVA DE, DE UM SOMBREAMENTO, FEITO PELAS ÁRVORES DE GRANDE PORTE, SENDO RETIRADA A VEGETAÇÃO HERBÁCEA E ARBUSTIVA PARA O PLANTIO. ESTE TIPO DE PRÁTICA AGRÍCULA OU SISTEMA AGROFLORESTAL É REGIONALMENTE CONHECIDO COMO CABRUCA. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO: A REGIÃO SUL DA BAHIA APRESENTA UM CLIMA TROPICAL ÚMIDO SEM ESTAÇÃO SECA DEFINIDA, CHUVAS CONSTANTES E COM ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO ANUAL SUPERIOR A 1.300mm, COM (MÉDIAS DE TEMPERATURAS ELEVADAS. O REVELO É ONDULADO, COM CARACTERÍSTICAS PREDOMINANTES DE TIPOS APLAINADOS FORMANDO TABULEIROS, AS ELEVAÇÕES VARIAM ENTRE 100 E 350 M ACIMA DO NÍVEL DO MAR, ALÉM DE COMPOR UMA EXTENSA ÁREA LITORÂNEA, CARACTERIZADA POR PLANÍCIES COSTEIRAS, CORDÕES ARENOSOS, FORMANDO RESTINGAS, QUE COMPÕEM AS ÁREAS ESTUARINAS E MANGUEZAIS. O SUL DA BAHIA É RECONHECIDO PELOS AMBIENTALISTAS COMO UMA DAS:
- ÁREAS MAIS IMPORTANTES PARA A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIVIDADE GLOBAL.
- POR CAUSA DO GRANDE RISCO DE TOTAL ELIMINAÇÃO DOS REMANESCENTES
- ESTA REGIÃO VEM CONCENTRANDO ESFORÇOS CONSERVACIONISTAS NOS
- ÚLTIMOS ANOS. FOI NO INTUITO DE CONTRIBUIR DIRETAMENTE PARA ESSES
- ESFORÇOS QUE PESQUISADORES E AMBIENTALISTAS LOCAIS REUNIRAM-SE EM
- TORNO DO IESB - INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIO-AMBIENTAIS DO SUL DA BAHIA.
- O IESB FOI CRIADO OFICIALMENTE EM 1994 COM O AMPLO OBJETIVO DE
- DESENVOVER E APOIAR TRABALHOS QUE BUSQUEM A CONSERVAÇÃO DA
- BIODIVERSIDADES, O USO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS NATURAIS E O
- DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES LOCAIS.
- INICIALMENTE A REGIÃO DE UNA FOI ESCOLHIDA COMO PRIORITÁRIA PARA
- ATUAÇÃO DEVIDO Á EXTENSÃO DOS REMANESCENTES FLORESTAIS QUE ABRIGA,
- ALÉM DE POSSUIR ATÉ MUITO RECENTEMENTE A ÚNICA UNIDADE DE
- CONSERVAÇÃO DE USO INDIRETO DO SUL DA BAHIA, A RESERVA BIOLOGICA
- DE UNA (REBIO-UNA). A PARTIR DE 1996, AS AÇÕES AMPLIARAM-SE,
- PASSANDO A ABRANGER A REGIÃO LITORÂNEA MAIS AO NORTE, ENTRE ILHÉUS E ITACARÉ, ONDE INICIA-SE A IMPLANTAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRADO CONDURU.
- COMPREENDENDO QUE SOMENTE ÁREAS PROTEGIDAS MANTIDAS COMO FRAGMENTOS ISOLADOS DIFICILMENTE SERÃO SUFICIENTES PARA A EFETIVA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE, AS ATIVIDADES DO IESB TÊM SIDO DIRIGIDAS PARA A BUSCA DO USO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS NATURAIS NAS ÁREAS CIRCUNVIZINHAS ZONAS TAMPÃO, DE FORMA A PERMITIR A MANUTENÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS FRAGMENTOS DE MATA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário